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domingo, 26 de junho de 2011

BAZERMAN, C., Atos de Fala, Gêneros Textuais e Sistemas de Atividades: Como os textos organizam atividades e pessoas. IN: DIONISIO, A. & HOFFNAGEL. Gêneros Textuais, Tipificação e Interação São Paulo: Cortez, 2006, p. 19-46



v     Introdução: Em todo momento textos são produzidos com alguma finalidade. O estudo de atos de fala e gêneros textuais aqui apresentados, fornecerá meios para identificar, analisar e propor soluções metodológicas para criação de textos.

v     Conceitos Básicos:

            Fato social: São as coisas que as pessoas acreditam serem verdadeiras.
           
            Intertextualidade: Procura criar uma compreensão compartilhada sobre o que foi           dito anteriormente e a situação atual como se apresenta.

            Atos de fala: As palavras não apenas significam, mas fazem coisas.
                      
                       Ato locucionário: Literalmente o que é dito;
                       Ato Proposicional: O ato pretendido;
                       Ato Ilocucionário: O seu efeito real.
                      
            Efeito Perlocucionário: O modo como as pessoas recebem os atos e determinam            as conseqüências deste ato para futuras interações.
           
            Tipificação: Movimento em direção a forma e enunciados padronizados (...) e de           uma compreensão padronizadas de determinadas situações.

            Gêneros: São as formas de comunicação reconhecíveis e auto-reforçadoras. (...) fenômenos de reconhecimento psicossocial.

                       Conjunto de Gêneros: Coleção de tipos de textos que uma determinada    pessoas tende a produzir num determinado papel;
                       Sistema de Gêneros: Diversos conjuntos de gêneros utilizados por pessoas           que trabalham juntas de uma forma organizada, e também as relações       padronizadas que se estabelecem na produção, circulação e uso desses          documentos;
                       Sistema de Atividades: Estrutura (frame) que organiza o trabalho, sua        atenção e suas realizações.

v     Questões Metodológicas: Diariamente nos deparamos com diversos tipos de gêneros, e tais gêneros fazem parte de sistemas aos quais estamos acostumados

            Características de espécies de textos: Elas estão relacionadas as funções            principais ou atividades realizadas pelo gênero.

            O que é um gênero e como reconhecemos um?
           
            Os gêneros são as diferentes formas de textos e podem ser reconhecidas por suas            características distintivas que parecem nos dizer muito sobre sua função.

            Problemas em identificar e analisar gêneros
           
1.      Limita a compreender aspectos já conhecidos;
2.      Ignora como as pessoas podem receber cada texto de forma diferente;
3.      Todo uso de um texto é medido segundo um padrão abstrato de correções;

            Sugestões de diferentes formas de identificação e análise de gêneros

1.      Ir além dos elementos característicos conhecidos;
2.      Considerar variações em diferentes situações e períodos;
3.      Fazer considerações sobre como podem existir diferenças de padrões naquilo que se chama de “o mesmo gênero” em diferentes áreas ou campos.
4.      Olhar historicamente os gêneros.

            Diretrizes metodológicas para definir e realizar uma investigação sobre gêneros

1.      Enquadre seus propósitos e questões para delimitar o seu foco
2.      Defina o seu corpus
3.      Selecione e aplique suas ferramentas analíticas

                        Dificuldades possíveis se nenhum padrão estável emergir

1.      A coleção não reflete as práticas reais dos usuários ou um fluxo coerente de documentos.
2.      O foco analítico pode estar mal colocado.


Um comentário:

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