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domingo, 26 de junho de 2011

PIMENTEL, Luciana. Projetos de Trabalho em Educação: Uma Proposta de Vivências Interdisciplinares. In: Inglês na sala de aula: ação e reflexão. São Paulo: Moderna, 2010.


O artigo, escrito por Luciana Pimentel, visa à reflexão sobre dois assuntos importantes em relação aos paradigmas da escola no século XXI entre os professores. Primeiro é em relação ao ambiente convencional da escola se tratando do prazer do aluno em aprender. A segunda questão é se o professor de língua estrangeira ainda deve focar somente nos aspectos linguísticos ou se deveria levar questões culturais para a sala de aula. O ponto de vista dela é que não.
            Partindo dessa reflexão, a autora propõe responder as seguintes questões: O que fazer com a escola que pede mudança? Como integrar a LE com as outras disciplinas?
            Essa pesquisa tem um cunho teórico-conceitual, onde a autora trará conceitos e teorias a fim de fundamentar o trabalho com projetos na sala de aula. No primeiro momento pesquisa ela já corrobora com o tema quando diz que “trabalhar com projetos faz com que os alunos aprendam a viver em outro ambiente educacional, que os sujeita a novos desafios e implica assumir diversos tipos de papeis, subvertendo, assim, o modelo pedagógico tradicional” (PIMENTEL, 2010:32)
            Ela cita Hernandez (1998) para justificar o aluno como sujeito do processo e que todos os projetos devem propor intervenções na vida do aluno, além de ampliar o repertório cultural do mesmo. Outro autor citado pela autora é Nogueira (2004) que postula que os projetos podem suprir por uma determinada ocasião a prática da interdisciplinaridade. Por fim, a autora traz a tona os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do terceiro e quarto ciclo que propõe que os projetos são formas de organizar o trabalho didático além de integrar diferentes componentes curriculares.
            Ela continua seu artigo, discursando e justificando como trabalhar com projetos na sala de aula. Uma citação dela que chamou minha atenção foi quando ela disse que “trabalhar com projetos na escola significa pensar a aprendizagem como processo global e complexo, no qual conhecer a realidade e intervir nela é processos que caminham de mãos dadas”. Pude perceber também a preocupação que a autora teve em historicizar o trabalho com projetos em decorrência da ideia de interdisciplinaridade que foi fundamentada com as teorias de Ivani Fazenda (2005) e Hilton Japiassú (1976).
            O artigo foi bem fundamentado teoricamente e pude perceber que a autora conseguiu trabalhar de forma coesa com os conceitos de projetos e interdisciplinaridade, no entanto constatei que o artigo ficou muito focado no campo das ideias e faltaram um pouco informações de como, de forma prática, podemos trabalhar com projetos. Talvez essa questão apontada possa ser assunto a ser trabalhado em outro artigo que traga relatos de experiência.
            Para concluir, acredito que o artigo seja importante para aqueles que desejam trabalhar não somente com interdisciplinaridade, mas também desejam levar uma didática mais inovadora e significativa para sua sala de aula.

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